Periodontia


Periodontia é uma especialidade dirigida à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o periodonto, ou seja, o conjunto de tecidos que incluem gengiva, o osso e o ligamento periodontal, responsáveis por manter a firmeza dos dentes.
As doenças periodontais são provocadas pelo acúmulo de bactérias nos tecidos da cavidade oral. O depósito de placa bacteriana e tártaro (placa bacteriana calcificada) no sulco existente entre a gengiva e os dentes origina uma inflamação, onde ocorre a alteração na coloração da gengiva, inchaço e tendência à sangramento em que posteriormente inicia a destruição dos tecidos de sustentação dos dentes.
O diagnóstico e consequente tratamento das doenças periodontais permite melhorar a saúde oral e a estética dos pacientes. No caso da gengivite, o tratamento passa pela remoção de toda a placa bacteriana e tártaro acumulado, eliminando assim o mau hálito. Durante o tratamento o paciente aprende os procedimentos para uma correta higiene oral.
No caso da periodontite, não é possível repor o osso já perdido. O objetivo é travar a progressão da doença eliminando a infeção. Para tal, são removidos os depósitos de placa bacteriana e tártaro das bolsas periodontais.
Em casos mais complexos, é necessário recorrer à cirurgia periodontal, durante a qual as raízes são expostas para que a limpeza seja realizada de modo adequado.
Concluído o tratamento, cabe ao paciente cumprir o programa de manutenção, onde se incluem medidas especificas de higiene e visitas regulares a um especialista.
Alguns sinais e sintomas das doenças periodontais:
– Sangramento
– Edema (Inchaço)
– Retração gengival
– Mobilidade dentária
– Espaços entre os dentes
– Dor na gengiva
gengivite (1)   placa bacteriana   images (8)
Gengivite                                                    Placa Bacteriana                                        Periodontite