Odontopediatria


Medo

Sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista, é devido as experiências negativas que tiveram quando crianças, por esse motivo o trabalho da odontopediatria é tão importante.
É a especialidade responsável por cuidar dos dentinhos das crianças, dos bebês e gestantes.
Aliás, as futuras mamães devem procurar esse profissional durante a gravidez, para serem informadas sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento de seus bebês.
O tratamento das crianças principalmente dos bebês, requer maior atenção, dedicação e psicologia, para que a visita ao dentista não se torne no futuro uma tortura.

moveis_sob_medida_lafaiete_odontologia_30

 Dentes de Leite 

O objetivo do odontopediatra é preservar o dente de leite, que possui importantes funções, além da mastigação, no desenvolvimento dos ossos da face, na preservação do espaço para dentes permanentes, não permitindo assim a redução do arco dentário, nem a disfunção da mordida no desenvolvimento da fala, da mastigação e da deglutição.

classes

Placa Bacteriana

Assim que aparecerem os primeiros dentinhos na boca do bebê, já se adere ao esmalte, a placa bacteriana, que é formada por bactérias e o ácido láctico, que a bactéria produz desmineralizando o esmalte, provocando a mancha branca, deixando o dente mais frágil a ação da cárie.

01

Fique Atenta

As mamães devem estar atentas a estas manchas, procurando rapidamente o odontopediatra, para interver com o tratamento adequado, que nesse momento não é invasivo, conseguindo assim impedir a progressão de cárie.
Por isso a criança deve ir ao odontopediatra, assim que aparecer o primeiro dentinho, para receber as orientações de higienização, da dieta, fazendo com que a criança seja tratada da maneira correta, e com os devidos cuidados.
Durante a primeira infância ocorre com frequência formação da “cárie de mamadeira” que tem esse nome, justamente por estar relacionada com as mamadas noturnas, quando não há higienização após a tomada do leite. Essa cárie é agressiva, provoca dor e trauma na criança.

02

Prevenção Odontológica 

A odontopediatra fala da prevenção da cárie de forma eficaz, com acompanhamento durante o desenvolvimento da criança de forma não traumática, e com isso, é possível manter uma dentição saudável livre de cáries e de dor.

Através da orientação de escovação adequada a cada fase da criança, juntamente com o uso do fio dental. Assim como, procedimentos de profilaxia, aplicação de selante, flúor, além do check-up preventivo digital Kids, usado para um exame de qualidade e precisão, onde é possível a prevenção de doenças bucais e o diagnóstico precoce delas.
Na fase de exfoliação dos dentinhos, a odontopediatra, consegue colher células tronco da polpa do dente de leite, que serão encaminhadas para um centro de armazenagem, onde essas células poderão ser usadas, no futuro, caso a criança necessite, para o tratamento de várias doenças, com maior eficácia, onde tratamentos convencionais não conseguem ser eficazes.
Isto tudo, garante a saúde bucal da criança e proporciona aquele sorriso lindo, que nos encanta e adoramos ver.