Implantes


Implantes

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.

Os implantes são, em geral, mais caros que outros métodos de substituição de dentes e a maioria dos convênios não cobre seus custos.
O tipo de implante mais recomendado na atualidade é o ósseo integrado que se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.

 

Implante Unitário ou Múltiplos


blog 06 a
São implantados por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O período da ósseo integração (integração ao osso) leva em média 3 a 6 meses dependendo da região a receber o implante, e do tipo de implante utilizado.

Após este período, é necessária uma pequena intervenção para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e a colocação de um cicatrizador, o qual impede a gengiva de se fechar. Pode ou não neste momento proceder a moldagem para a confecção de um dente artificial (ou dentes)que é conectado ao implante, de uma das maneiras a seguir:

coh-fp-implantes

O implante unitário permite a substituição de um dente natural. O implante colocado no osso do maxilar superior ou inferior permitindo suportar forças ao comer qualquer tipo de alimento. Lembrando que ao perder um dente, é importante substitui-lo por um implante, a ausência do dente perdido, provoca desiquilíbrio na arcada dentária, podendo originar a perda de mais dentes.

 

maxresdefault (1)

Com a falta de um dente, tanto o dente antagonista (  que é o dente oposto ao dente perdido), como os dentes  adjacentes (que são os  dentes ao lado do dente perdido) tende a deslocar-se para o espaço livre deixado pelo dente perdido, provocando o desiquilíbrio. O local  onde houve a perda do dente, dar-se a reabsorção do osso maxilar, onde a raiz do dente estava implantada. Se demorar a substituição por um implante, precisará fazer um enxerto ósseo e as vezes até o uso de aparelho ortodôntico para correção do posicionamento desses dentes, ainda há casos de perda de mais dentes devido a este problema não  ser solucionado rapidamente.

 

ponte-dentaria-2

 Podemos substituir, por exemplo, um local em que faltam 3 dentes naturais utilizando 2 implantes para  3 coroas dentais, isto é, não sendo necessário usar 3 implantes para 3 coroas, esta técnica é utilizada em muitos casos de falta de osso entre os implantes, proximidade a estruturas nobres (nervos) ou por economia,  este procedimento é conhecido por prótese fixa sobre implantes múltiplos.

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

 

coroa

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais  e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala.

Esta modalidade de prótese é chamada “prótese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.